Cachos poderosos: saiba tudo!
Os fios cacheados merecem atenção especial até mesmo na hora de dormir
Só quem tem cabelos cacheados e crespos sabe que os cuidados no dia a dia são de extrema importância para manter os fios saudáveis e bonitos. Esse tipo de fio sofre muito em todas as estações do ano com o ressecamento, frizz e o volume descontrolado.
Naturalmente mais seco, o fio cacheado ou crespo precisa de hidratação constante, pois é com ela que se ameniza o frizz e o ressecamento. Abaixo preparamos um guia especial para te ajudar nesses cuidados diários. Confira!
1 – Lavagem
Atenção na hora de lavar os cabelos cacheados, pois a água quente, por exemplo, é prejudicial. Prefira lavar com água morna ou fria. Além disso, é preciso optar por produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Além disso, penteie as madeixas na hora da lavagem, pois ao pentear os fios secos, eles podem quebrar. Evite também os shampoos anti-resíduos.
2 – Cronograma capilar
Invista no cronograma capilar. Aqui no blog já falamos sobre o assunto e a importância dele já que o processo se trata de uma sequência de tratamentos que em cada etapa oferece nutrição, reconstrução e hidratação para as madeixas.
3 – Umectação
A umectação é um tipo de tratamento e cuidado com os cabelos cacheados. Ela trata o ressecamento de maneira mais profunda, já que basta aplicar um óleo 100% vegetal nas madeixas 30 minutos antes do banho, ou antes de dormir. Essa opção fica a critério da pessoa.
4 – Secagem dos fios
Nada de secar as madeixas esfregando com uma toalha comum. O ideal é tirar o excesso de água com uma camiseta de algodão para não ressecar os fios.
5 – Nunca esqueça do protetor térmico
Usar o protetor térmico é fundamental, não apenas se você vai usar alguma ferramenta para arrumar o cabelo, mas também por que esse tipo de produto protege de outros agressores externos como o próprio sol.
Os cabelos cacheados precisam de cuidados diários para estarem sempre poderosos, por isso, algumas pessoas também optam por dormir de touca, pois além de proteger os fios, ela ajuda a prolongar a definição do cacho. E se você não tiver uma touca confortável para esse momento, fique tranquila, vale enrolar as madeixas em uma camisa de algodão, uma meia calça cortada ou até mesmo uma fronha de cetim ou seda.