Como fazer um cronograma capilar
Saiba a importância de cada etapa e como elas funcionam
Quando começamos a falar sobre tratamentos capilares, muitas pessoas perguntam: o que é cronograma capilar? O cronograma capilar é, simplesmente, uma sequência de tratamentos que oferecem a cada etapa nutrição, reconstrução e hidratação para os fios.
O cronograma capilar se tornou de suma importância para quem quer ter fios saudáveis e bonitos o ano inteiro. Além disso, quem está em transição capilar, a sequência de tratamentos pode ajudar muito. Abaixo, separamos as etapas do cronograma e o que cada uma delas faz pelas madeixas.
HIDRATAÇÃO
Todos nós sabemos da importância da hidratação dos fios no dia a dia. Muitos profissionais recomendam fazer hidratação uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo das necessidades dos fios. Dentro do cronograma capilar a hidratação não é diferente. Ela ajuda na elasticidade, maciez e contra o ressecamento.
NUTRIÇÃO
Já a nutrição é a responsável pela proteção do cabelo contra as agressões do dia a dia. O principal ponto da nutrição no cronograma capilar é repor a camada lipídica que o cabelo perde, evitando assim que os fios percam a hidratação.
RECONSTRUÇÃO
A palavra que define a reconstrução dos fios é: salvadora. Quando o cabelo está quebradiço e fino por processos químicos ou o uso frequente de secador e prancha, a reconstrução terá papel fundamental no cronograma capilar. Ela ajuda na reposição das proteínas do fio e devolve a força, fazendo com que as madeixas fiquem mais encorpadas.
Como começar?
O primeiro passo para montar o seu cronograma capilar é entender a porosidade do cabelo e para isso é necessário fazer o teste do copo de água. Separe um copo de água filtrada e um fio do seu cabelo, coloque-o sobre a água, espere 10 minutos e veja se ele irá flutuar na superfície; boiar no meio do copo; ou afundar.
Se o seu fio flutuou, ele está com baixa porosidade e o fundamental é investir na hidratação. Agora, se o fio ficou boiando, o ideal é reforçar a nutrição e abusar dos produtos com óleos naturais. Por último, se o cabelo afundou é preciso tomar cuidado redobrado, pois o fio está com alta porosidade, por isso, é recomendado caprichar nas reconstruções com máscaras com queratina e aminoácidos.
Se você ficou na dúvida, procure um profissional para avaliar e recomendar os tratamentos ideais para o seu tipo de cabelo. O cronograma capilar, deve durar quatro semanas dando prioridade ao tratamento que o fio mais necessita.